Pantanal: José Lucas beija Irma, que o chama de José Leôncio

Até que para um homem que conviveu com tanto abandono – a morte da mãe, o sumiço do pai, e o retorno de sua esposa para o Rio de Janeiro, levando seu filho a tiracolo –, José Leôncio (Marcos Palmeira) pode se considerar um sortudo. Filó (Dira Paes) sempre esteve ao seu lado, assim como seu filho Tadeu (José Loreto). Mais recentemente, Jove (Jesuita Barbosa) retornou ao Pantanal e tem buscado diminuir as diferenças que os afastam. E nas cenas que vão ao ar a partir desta terça-feira (7), o fazendeiro também anuncia para os peões que José Lucas de Nada (Irandhir Santos) é seu filho. Mas nem tudo são flores. À medida que José Lucas ganha espaço e confiança na fazenda, Jove parece perder os pequenos passos que conquistou a duras penas. Em primeiro lugar porque tem ciúmes do irmão, que chegou peão pronto e dos bons, com motivos de sobra pra orgulhar o pai. Em segundo porque o rapaz percebe o interesse dele por Juma (Alanis Guillen).
Se a rivalidade entre os dois é evidente, ela se torna legítima após uma decisão tomada arbitrariamente por José Leôncio. Irma (Camila Morgado) e Filó (Dira Paes) preparam uma festa de aniversário surpresa para Jove. A ex-cunhada de José Leôncio lhe sugere que aproveite a oportunidade para se aproximar do filho, oferecendo a ele novamente a sela de prata que pertenceu ao velho Joventino (Irandhir Santos). Durante a festa, Zé Leôncio pede que Tadeu pegue a sela de prata e começa um discurso emocionante sobre tudo que aconteceu após o retorno de Jove ao Pantanal. Ele finaliza, pra surpresa de todos, dizendo que os netos do velho Joventino deverão, portanto, disputar a sela que era dele.
“Esta sela, que foi do maior peão que conheci em toda minha vida, vai ficar com aquele que vencer os outros dois numa raia! Que vai ser disputada numa festa de santo, ou, quem sabe, numa cavalhada, como os antigo faziam”, diz José Leôncio, pra alegria de Tadeu e José Lucas. As pessoas vibram com a notícia, menos Irma, que fica perplexa; e Jove, que não se deixa levar pela emoção. Na verdade, ele não se importa com nada disso e, mais tarde, conversando com Juma, diz que se não quis a sela quando foi ofertada a ele, por que haveria de querer agora, que deve disputar com seus irmãos?
José Lucas beija Irma, que o chama de José Leôncio
Desde que José Lucas chegou ao Pantanal, Irma está impressionada com a semelhança do peão com José Leôncio. Em cenas que vão ao ar a partir de quinta-feira (9), Irma está linda e perfumada; e diz que gostaria de passear a cavalo. José Lucas fala em mandar Trindade (Gabriel Sater) arrumar o cavalo para ela, mas Irma diz que quer ir com ele. Os dois vão às salinas e após José Lucas identificar rastro de onça, vão parar na tapera de Juma. Irma fica com medo e José Lucas se aproxima, dizendo que está ali para protege-la. Ele a beija e diz que ela é a mulher mais bonita e perfumosa que já conheceu. Irma diz: “Você não imagina quanto tempo eu esperei pra ouvir isso, José Leôncio”. José Lucas se afasta e resolve ir embora, irritado.
‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.