Estresse faz o cabelo cair? Saiba os mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos

Expressões e “conhecimentos” populares são as coisas mais antigas que se pode imaginar em relação ao convívio social. Desde manga com leite até chinelos virados, muitos mitos popularescos são passados de geração em geração, o que pode confundir o que é verdade, boato ou apenas folclore.

Dentro deste contexto, o cabelo, que é um elemento presente em diversos contos e lendas da cultura nacional, acaba se posicionando entre o que é real e o achismo popular. De acordo com o hair stylist Gabriel Paldim, que é especialista no assunto, o principal mito que muita gente pensa que é verdade está no ato de cortar.

“Muitas pessoas acham que o cabelo cresce mais rápido quando é cortado. Vamos à verdade: o corte é para eliminar as pontas ressecadas que não conseguem ser recuperadas, e a haste do cabelo quando sai do couro cabeludo e já não tem mais ligação nesse sentido com o cabelo. Então não há ligação nenhuma da velocidade do nascimento dos fios com o corte”, explicou.

Apesar de muitas expressões serem baseadas em teorias sem comprovação, alguns conhecimentos que são transmitidos entre tios, avós e pais são reais, mas que por serem simples acabam não sendo adotados como hábitos diários.

“O hábito de pentear o cabelo é algo que foi perdido ao longo do tempo, mas escovar bastante, e não somente para desembaraçar, ajuda a distribuir a oleosidade por todo cabelo, deixando um cabelo naturalmente mais hidratado e brilhoso. Acaba não sendo levado em conta ou sendo feito de qualquer jeito, mas é um hábito fundamental”. 

O hair stylist Gabriel Paldim revelou o que é MITO ou VERDADE. Confira!

 

– Estresse faz o cabelo cair?

O estresse ajuda o cabelo a cair, pois trabalha o sistema nervoso do corpo. Isso causa uma elevação do hormônio cortisol que não afeta somente a absorção de nutrientes, mas também em outras áreas e desequilibra as vitaminas e nutrientes que ajudam a crescer e fortalecer os cabelos.

Excesso de produtos químicos podem causar a queda severa de cabelo?

Os produtos químicos em excesso prejudicam o fio por estar sobrecarregados de ativos que podem danificar a fibra. Para alcançar o córtex, o produto precisa abrir a cutícula e esse procedimento pode ocasionar em uma danificação. Porém, não é a queda da raiz, mas sim uma quebra na haste do cabelo onde foi passado os produtos.

Lavar o cabelo todo dia é prejudicial aos fios?

Pode sim lavar os cabelos todos os dias, mas é preciso cuidado com os fios. Isso inclui: sempre utilizar produtos que protegem do calor e secar o cabelo, pois a raiz molhada não vai apodrecer. Mas esses hábitos podem ocasionar mais ressecamento dos fios, além do aumento de glândulas sebáceas na raiz que causa oleosidade e, automaticamente, à volta para o aspecto sujo

Produtos naturais são melhores que os químicos?
.
Os melhores produtos naturais de minha indicação seria uma alimentação mais saudável, optando por coisas que o corpo responde de uma maneira mais agradável, incluindo nisso os cabelos e unhas. Em relação aos produtos, hoje em dia temos uma gama muito grande de marcas cobrando preços acessíveis até os mais absurdos. Mas existem muitas marcas boas que você pode gastar até menos do que utilizar produtos caseiros ou alimentos.